Edição Nº 004 – Setembro de 2013.

 

JESUS, O PEDAGOGO

 

Caros Educadores


Omnia Cristus est nobis!


O corpo docente é formado por professores ou educadores? Aqueles que assumem a pedagogia/ andragogia de Cristo são mais do que professores, se transformaram em educadores. A escola de qualidade com o novo processo de aprendizagem significativa, onde o conhecimento se transmite e se constrói na dialética entre sujeitos, já não pode possuir em seu quadro apenas professores. O quadro de professores deve transcender a si mesmo e se tornar educadores. A diferença não esta apenas na terminologia, mas no equipamento humano-profissional de competências e habilidades do professor-educador.

Neste sentido os dois infosemente anteriores apontam para este perfil do nosso educador: a relação significativa, educador- aluno, e o exercício do poder e autoridade no processo de aprendizagem. Este novo modelo de agente da educação deve ser adotado por cada um que assumiu o ministério de educar para vida. O educador está comprometido com a formação integral, indo além de sua disciplina e da mera aplicação do conteúdo. A preocupação em cumprir o conteúdo deve estar subordinada ao dever de integrar o ensino com a vida social e familiar do aluno. Desta forma, o educador não apenas transmite algo, mas é mediador da produção de conhecimento transformador da realidade. Queridos professores não sufoquem a arvore ainda na semente! Sejam educadores e ensinem a pensar, ajudem os alunos a aprenderem a aprender, permitam que eles encontrem o gosto da descoberta.

Neste sentido dizia dom Bosco: “educação é coisa do coração”. O verbo ensinar deve transcender para educar e professor para educador, o apóstolo da educação aprendeu de Jesus, foi educado na escola do grande Educador. Vamos caminhar e pensar sobre isso?

 

Padre Alexsandro Vieira

 

  Versão em PDT para Download e Impressão
Infosemente 001
Infosemente 002
Infosemente 003
Infosemente 004

 

 
  blog sites redes sociais projetos  
   
 
 
 
 
     
  Portal Futurum
 
  Jornada Mundial da Juvenude    
  Campanha da Fraternidade