HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro de todas as notícias da escola

Foto: Thais Helena Chaves de Castro
Alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora participam do III Campo Bosco em Porto Velho/RO

Ontem, 16 de agosto, foi realizada em Porto Velho/RO a abertura do III Campo Bosco na Amazônia, nesta edição, a juventude salesiana da região norte do país é convidada a refletir sobre a cultura da solidariedade e direitos humanos através de estudo aprofundado sobre o VIDES (Programa de Voluntariado Juvenil das FMA) e vivência na comunidade local do Centro Social Madre Mazzarello (CESMMAZZA).

Dois alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora estão participando dessa formação, o Tiago Vinicius da 1ª série do Ensino Médio e a Yara Castro, do 9o ano do Ensino Fundamental II. No primeiro dia houve um estudo inicial sobre o VIDES, reflexões sobre a realidade amazônica e local e como ação do dia, os grupos formados por jovens de três estados da região, Amazonas, Rondônia e Pará, percorreram as ruas do bairro para conhecer as necessidades locais.

Ao final do dia ocorreu a missa em honra a Dom Bosco, pelos seus 203 anos, presidida por padre Gilson. Após esse momento o momento obrante continuou com a ressonância sobre a visita às ruas do bairro onde foram destacados muitos aspectos sobre as necessidades e perigos encontrados na localidade como trabalho infantil, tráfico de drogas, condições precárias de saneamento básico, pouca infraestrutura escolar, ausência de postos de saúde e policiamento.

Os jovens, após retornarem para seus colégios e paróquias, são convidados e estimulados a serem os protagonistas das mudanças em seus próprios locais, atuando como multiplicadores para outros jovens e a partirem para experienciar o voluntariado em outras obras salesianas.

Imagens neste link

Fonte: Thais Helena Chaves de Castro