HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro de todas as notícias da escola

Foto: Anderson Nogueira de Araújo
VI Colóquio Literário mostrou as transformações da leitura na formação escolar

Despertar emoções e escrever para emocionar, o VI Colóquio Literário foi um ato de educação por compreender que a literatura não apenas tem palavras em sua constituição material, mas também busca formar uma comunidade de leitores, que vai além da escola. Pois, fornece a cada aluno e ao conjunto deles uma maneira própria de ver e viver o mundo. E assim, os educandos entenderem o valor da literatura e sua função social.

Promover a relação do escritor e o leitor foi a iniciativa do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora durante o VI Colóquio Literário, realizado nos dias 02 e 03 de outubro, aos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II até os finalistas da terceira série do Ensino Médio.

Entre lições e conselhos, encontrar na leitura a melhor ferramenta para a escrita é a principal chave para ter um diferencial no futuro. “Precisamos descobrir que tipo de leitura a gente mais gosta e nem sempre nossas escolhas são com base nas nossas preferências”, explicou a aluna e escritora de contos Letícia Silva.

Assim como na vida da escritora Flávia Frota que teve a escola como principal incentivo e como forma de gratidão transformou emoções de uma formação pessoal e profissional em textos e crônicas que exaltam a importância da escola. “Parte da minha história foi por incentivo do colégio Auxiliadora, minha formação se dá ao tratamento que todos me deram, sou muito grata pelos incentivos a literatura que tive nos tempos de escola”, explicou a escritora.

“Primeira Impressão” título de seu primeiro livro relata situações que tiveram o CNSA como pano de fundo. “Quando uma crônica minha foi publicada pela primeira vez em um jornal impresso tive o mesmo sentimento de quando tive uma redação publicada no jornal ‘Geração Auxiliadora’”, lembrou.

Outra presença marcante no evento foi a professora e escritora Etelvina Garcia. Em sua palestra, destacou para os alunos algumas passagens marcantes na sociedade amazonense. Ela fez uma leitura histórica sobre Manaus e entre vários temas abordados, afirma a importância da leitura para o desenvolvimento de uma sociedade crítica e atuante.

João Santoro Farias, aluno do 7º ano, autor dos livros “Elfo e o mistério da música desaparecida” e “Elfo e a bruxa que queria destruir o natal”, em sua apresentação afirmou que a leitura faz parte de sua vida desde os 5 anos de idade, e que lê é a melhor coisa que existe.

Pedro de Oliveira Nogueira, ex-aluno, apresentou o monólogo “Ode ao burguês”, que chamou a atenção do público pela sua genial interpretação.

O encerramento do Colóquio foi com a apresentação dos alunos da terceira série do Ensino Médio com a música “Quero Ser Feliz Também” da banda Natiruts. Em seguida, os estudantes dirigiram-se à sala de aula para a realização da atividade um diálogo entre leitores.

O VI Colóquio Literário teve como objetivo incentivar os alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, a valorizarem a leitura como uma prática prazerosa e necessária à vida, além de contribuir para o desenvolvimento da competência leitora nos educandos e desenvolver competências e habilidades que possibilitarão o acesso à cultura e o prazer de ler.

Imagens do 1º DIA neste link

Imagens do 2º DIA nest link