HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro de todas as notícias da escola

Foto divulgação - flaviafrota.com
Gratidão e fé juntas para educar

A arte de escrever também é um ato de amor, autoconhecimento e acima de tudo gratidão. O VI Colóquio Literatura trouxe de volta ao auditório uma ex-aluna do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora hoje, autora do livro "Primeira Impressão", a blogueira Flávia Frota compartilhou sua experiência com a escrita e a leitura desde os tempos de escola até hoje, após o lançamento de seu primeiro livro.

Um resgate em tudo de bom que viveu no passado, a escritora sintetizou aos alunos do 6º ao 3º ano, a relevância dos conhecimentos obtidos na escola, entre eles o prazer da leitura, o gosto pela escrita e a paixão por literatura. "Eu já estive sentadinha aqui neste auditório, no lugar que hoje pertence a vocês. E acreditem, a Rede Salesiana e o Sistema Preventivo de Dom Bosco foram e são um diferencial marcante na minha vida, nas nossas vidas, na de vocês também", exaltou.

"Primeira Impressão" é também um testemunho de gratidão aos tempos vividos no CNSA. O título da obra teve origem a partir de um sentimento gerado após a primeira impressão de um texto que virou destaque na sala de aula e foi selecionado para ser publicado no jornal "Geração Auxiliadora". O sentimento veio à tona de novo quando Flávia teve uma de suas crônicas publicadas em um tradicional jornal de Manaus.

O primeiro passo da escrita é a leitura, só assim você consegue expor seus sentimentos de forma embasada. A biblioteca era sua melhor aliada, hoje a escritora busca conhecimento em fontes como Academia Amazonense de Letras. Ainda de acordo com Flávia, essa base essencial foi gerada pelo colégio, mas na época insegurança ainda ocupava um espaço maior. "Foram aquelas leituras, a oportunidade de me expressar escrevendo, as dramatizações, peças teatrais, jograis. A cobrança com caligrafia, responsabilidade e pontualidade. O estímulo à criatividade e independência, que formaram essa autora que hoje lança o seu primeiro livro após sete anos de blog", argumentou.

O curso de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas foi importante para a melhoria da escrita, mas o blog foi como um ensaio, um teste prático de exercício. Por mais que pareça desafiador, cabe ao escritor despertar o fiel interesse pela leitura, é como assumir o papel de catalisador.

A lição final da escritora, é no desafio da conquista de novos leitores. "Minha missão é difundir o prazer da leitura, principalmente entre os menos favorecidos. Leiam "Primeira Impressão", leiam livros clássicos e autores melhores. Façam este e outros livros chegarem às mãos daqueles a quem esta oportunidade é negada".

Imagens nest link

Links com conteúdos sobre o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora e o livro “Primeira Impressão”

Rádio CBN

YOUTUBE: 30 anos de Formatura - Colégio Nossa Auxiliadora - Manaus

Palestra "Do Blog ao Livro"

Paródia - Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Flávia Frota - Primeira Impressão

Foi Ela quem tudo fez

O que Nossa Senhora uniu o tempo não separa

Somos ALGUÉM de Nossa Senhora Auxiliadora

Blog é destaque nacional

Atividade Pensante é destaque

Do Blog ao Livro

Vinicius: O Poeta da Paixão

CaFÉ com Elas

Irene no Céu

O deus do Tempo

De volta à Liberdade de Menina

Clarissa e Carolina