HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro de todas as notícias da escola

VII Colóquio Literário
VII Colóquio Literário é realizado no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Nos dia 02, 03 e 04 de outubro foi realizado no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora o VII Colóquio Literário.

A abertura deu-se início como de costume nas Casas Salesianas com uma Oração realizada pela Profa. Luciana Catão, Diretora Pedagógica. Em seguida a composição da mesa e a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Dando continuidade à programação, houve a apresentação da aluna Larissa Sena, interpretando a música Amazonas Moreno de Celdo Braga, com participação da Diretora Institucional Irmã Vera Regina ao violão e da professora de música Hacara Oliveira, na percussão.

Neste primeiro dia do Colóquio, tivemos a presença do poeta e músico Celdo Braga como escritor convidado e homenageado nessa edição 2019.

O poeta realizou a palestra de abertura do evento, na qual, além de falar sobre sua literatura, fez a exposição da sua mais nova experiência musical com o grupo Gaponga. Celdo tem realizado pesquisa com bioinstrumentos, utilizando sons tirados de elementos da natureza.

Também tivemos o lançamento da coleção MOTYRÕ da Editora Edebê Brasil com os autores Cristino Wapichana e Tiago Hakiy, que realizaram uma sessão de autógrafos dos livros na praça de alimentação da escola.

2º DIA - Da sala de aula ao Palco

O segundo dia do VII Colóquio Literário do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora foi marcado pelo protagonismo dos nossos educandos, um show de autonomia, animação, dedicação e comprometimento.

Os alunos do Ensino Fundamental II declamaram Poemas Autorais utilizando a Literatura de Cordel.

E para finalizar as atividades da manhã, os alunos do Ensino Médio mergulharam na dramaturgia, encenando Clássicos da Literatura Brasileira, como:

1ª Série: A peça Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente.

2ª Série: Protagonizou A Moreninha de Joaquim Manuel de Machado, com um jeito inovador, amazonense e romântico.

O Terceirão: Adaptou O Quinze de Raquel de Queiroz. Com uma maneira atual, cômica e emocionante.

Self-service de leitura.

3º DIA - Self-service de leitura.

No último dia do Colóquio Literário do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora a proposta foi leitor conversando com leitor e fazendo link com os diversos componentes curriculares, propiciando um encontro de linguagem.

Para os visitantes (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) um segmento prestigiando o outro, foi oferecido um cardápio de estilos e gêneros literários, para o leitor fazer sua escolha, servir o seu prato literário e deliciar-se do momento, assim trabalhando o Estilo Salesiano de educar, com os alunos sendo os protagonistas do aprendizado o que a BNCC normativa e orienta no novo contexto educacional brasileiro.

Idealizadora do Colóquio

O Colóquio Literário foi idealizado pela professora de Português e Redação Sônia Alves, nessa sétima edição teve como tema "Navegando nos rios da leitura”, o evento utilizou-se de uma série de linguagens e atividades multidisciplinares para tornar a literatura mais atrativa e interessante para os estudantes da era digital.

Agradecemos toda a Comunidade Educativa/Pastoral, pais, alunos e responsáveis do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora pela dedicação e compromisso, também agradecemos a presença dos convidados que vieram prestigiar o evento.

Imagens do evento aqui