HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro de todas as notícias da escola

Acolhida Especial do Mês da Bíblia
PASTORAL ESCOLAR SE REINVENTA PARA “CONECTAR EVANGELIZANDO E EVANGELIZAR CONECTANDO”.

Passados alguns meses desde o início da inédita odisseia inaugurada pela COVID19 e, não obstante as inúmeras restrições oriundas desta emergência sanitária podemos afirmar que o ser humano não se curvou diante das limitações impostas, mas, aprendeu a se ressignificar utilizando uma de suas habilidades mais caraterísticas, isto é, a capacidade de se adaptar, mudando hábitos e costumes.

O mesmo acontece com as iniciativas promovidas pelo Setor Pastoral Escolar do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora que, nos últimos meses precisou se reinventar usando as Novas Tecnologias da informação ao seu favor. De fato, a pandemia nos fez descobrir que é possível “conectar evangelizando e evangelizar conectando”, afirma Ir. Nádia Caetano, apoiadora do Serviço Pastoral da escola.  

Durante o mês de setembro, diversas iniciativas foram promovidas pelo setor como: a realização de LIVEs e a produção de vídeos temáticos que ultrapassaram os muros da escola, por meio da difusão na Rede.

LIVE ESPECIAL do Mês da Bíblia

Quando chegou setembro, a Bíblia foi posta em destaque nos diversos pontos da escola; os Colaboradores leigos passaram a receber uma reflexão diária do Evangelho; as famílias de nossos alunos ajudaram a divulgar o mês bíblico montando altares em casa e produzindo fotos para serem divulgadas nas Redes Sociais da escola.

Para os alunos foram organizadas três LIVEs ESPECIAIS com o objetivo de lhes apresentar o tema escolhido para o Mês da Bíblia deste ano:  “Abre a tua mão para o teu irmão” (Dt. 15,11).

As LIVEs foram distribuídas por segmento durante três segundas-feiras consecutivas: primeiro com os adolescentes do Ensino Fundamental II, depois com as crianças do Ensino Fundamental I e por fim, com os jovens do Ensino Médio. A transmissão em tempo real foi feita direto da capela do colégio e contou com a presença ativa dos alunos que frequentam as aulas presenciais e, a participação virtual dos estudantes (também seus familiares) que as acompanham de casa.

Segundo Reinilson Paes, coordenador da Pastoral, “a iniciativa não só os ajudou o se aproximarem da Palavra de Deus, mas também a encurtar a distância entre eles, entre a escola e as famílias...além de amenizar a saudade dos encontros celebrativos realizados na capela.

Projeto “A Bíblia na voz dos pequenos”.

Durante o mês, as professoras Mayara Rocha e Aline Ferreira incentivaram seus alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental I a protagonizarem vídeos curtos contanto histórias bíblicas.

O objetivo do projeto era o de difundir textos bíblicos sensibilizando pessoas adultas por meio da inocência e a simplicidade das crianças. “Nosso desejo era que todos que assistissem os vídeos dos nossos pequenos sentisse suas almas iluminadas e ouvissem a voz de Deus através da voz deles” explica Ir. Nádia.

Além da divulgação nas Redes Sociais da escola, os vídeos produzidos pelas crianças também foram utilizados pelos professores dos outros seguimentos como mensagem central do Momento de acolhida que acontece todos os dias, antes do início da jornada de estudos.

Deste modo, por meio do trabalho realizado pelo Serviço de animação Pastoral do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora é possível afirmar: “o mundo não parou, mas, se adaptou à nova realidade”.