HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro de todas as notícias da escola

Carlo Acutis
BEATO CARLO ACUTIS: MODELO DE SANTIDADE JUVENIL

Conheça o rapaz de 15 anos que morreu em 2006 e será beatificado.

No próximo sábado, 10 de outubro de 2020, às 16h (10h de Manaus), na Basílica Superior de São Francisco, em Assis-Itália, o Papa Francisco presidirá a cerimônia de beatificação do venerável Carlo Acutis indicado por ele como modelo de santidade juvenil. A Igreja reconheceu como milagre a cura de uma criança brasileira que tocou numa relíquia do adolescente italiano, intitulado por seus admiradores como "patrono da internet".

Mas quem era esse jovem que nas últimas semanas vem chamando atenção do mundo?

Carlo Acutis morreu aos 15 anos, no dia 12 de outubro de 2006 em Monza, Itália, vítima de uma leucemia fulminante. Uma tragédia, humanamente falando! Um final absurdo para uma jovem vida tão vibrante e tão rica de perspectivas.

Descendente de uma família proeminente no mundo financeiro italiano, um adolescente bonito com um caráter vivo e particularmente sociável, Acutis era um menino que, como dizem, poderia ter feito qualquer coisa na vida. Mas Deus tinha um plano diferente para ele.

“A sua reputação de santidade explodiu em todo o mundo, de uma forma misteriosa... como se Alguém, com "A" maiúsculo, quisesse dar a conhecê-lo” - explicou Monsenhor Ennio Apeciti, chefe do Escritório para as Causas dos Santos da Arquidiocese de Milão.

Carlo, nascido em Londres em 1991, onde viviam os pais, a trabalho, foi marcado por uma piedade profunda e precoce. Ele fez sua primeira comunhão, com permissão especial, aos sete anos de idade. Na adolescência participava da missa e rezava o terço diariamente. Ele desenvolveu um amor vivo pelos santos, pela Eucaristia, a ponto de montar uma exposição sobre os milagres eucarísticos que até hoje está online e teve um sucesso inesperado, também no exterior.

Esportista e entusiasta da informática, como muitos outros, brilhou pela virtude da pureza. O padre Roberto Gazzaniga, encarregado da pastoral do Instituto Leão XIII, escola histórica da Companhia de Jesus em Milão, recordou assim a excepcional normalidade de Acutis, que ali chegou, no ano letivo 2005-2006: “Estar presente e fazer o outro sentir-se presente foi uma nota que logo me impressionou nele”. Ao mesmo tempo, ele era “tão bom, tão dotado que era reconhecido como tal por todos, mas sem despertar inveja, ciúme, ressentimento. A bondade e a autenticidade da pessoa de Carlo venceram os jogos de vingança que tendem a rebaixar a imagem dos dotados de qualidades marcantes ”.

Além disso, Carlo "nunca escondeu sua escolha de fé e até mesmo em conversas verbais e encontros com colegas de classe, ele se apresentou respeitoso das posições dos outros, mas sem abrir mão da clareza de dizer e testemunhar os princípios inspiradores de sua vida cristã. " Era "o fluir de uma interioridade cristalina e festiva que unia o amor a Deus e às pessoas em um fluir alegre e verdadeiro. Alguém poderia apontar para ele e dizer: aqui está um jovem e um cristão feliz e autêntico ”. Graças ao seu exemplo e carisma, o servo Acutis, um hindu da casta sacerdotal brâmane, também decidiu pedir o batismo.

No hospital, face à morte, Carlos disse: "Ofereço ao Senhor, pelo Papa e pela Igreja todos os sofrimentos que terei de sofrer, para não ir ao purgatório e ir direto ao céu". Um dia escreveu esta frase: "Todos nascemos como originais, mas muitos morrem como fotocópias". Não foi o caso dele!

Acesse e conheça a exposição internacional concebida e levada a cabo por Carlo Acutis neste link

Por Ir. Nádia Caetano