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Tecnologias Educacionais e as novas modalidades de ensino
SALA DE AULA DENTRO DE CASA

O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, diante da Pandemia, seguiu as orientações do Decreto das autoridades governamentais. Fechou a escola, porém observou o que a Lei de Diretrizes e Bases indica no caso de uma situação como esta vivida no Brasil. A decisão da equipe diretiva foi de deixar os alunos ativos intelectualmente. Todo planejamento pedagógico foi direcionado para estimular o cognitivo através de conteúdos selecionados, voltados para as habilidades e competências planejadas para o trimestre.

Neste contexto, iniciou-se as aulas na modalidade da Educação à Distância (EAD) por meio da solução tecnológica Google for Education com as salas virtuais na ferramenta Google Meet, as quais o aluno e o professor, por tempo de aula,  encontram-se  em tempo real para  acompanharem as aulas e interagirem   simultaneamente, cada um na sua casa. O colégio possui uma equipe de profissionais altamente qualificados e comprometidos com o fazer pedagógico, dessa forma garantindo um resultado de qualidade no ensino.

O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora já utilizava as plataformas Digitais Educacionais, como Portal Edebê, Livro Digital, Atividades Interativas, Avaliações on-line, Portal do Aluno, Aprendizagem Adaptativa, Plataforma de Leitura Arvore do Livro, Simulado Enem Evolucional, além de deixar o professor fazer uso didático de outros recursos oferecidos pela internet.

Deste modo, começou no dia 30/03/2020 o sistema de aulas diariamente, seguindo a organização pedagógica das aulas presenciais. Portanto, desenvolveu-se ações pedagógicas para garantir a qualidade no processo do ensino e da aprendizagem. Para esta modalidade, fez-se articulação e parceria com as famílias que foi de fundamental importância para a realização desta forma de aprender, principalmente com as crianças. A coordenação pedagógica elaborou orientações sobre os procedimentos para a participação nas aulas como: uso do uniforme escolar, frequências, envio e feedback das atividades e trabalhos. Vale frisar um dado necessário solicitado aos responsáveis quanto à preparação de um ambiente confortável para a participação das aulas. O horário de aula seguiu do físico: das  07h30 às 11h30 para o Fundamental I e, para o Ensino  Médio  e Fundamental II estendido até 12h 30,  seguindo o horário das disciplinas.

O processo pedagógico foi garantido na qualidade de maneira criativa e dinâmica através de vídeos, áudios, imagens, fotos pelo portal Edebe, e-mail institucional e outras plataformas digitais educacionais como já mencionadas. O acompanhamento pedagógico ocorre diariamente, o qual conta com a presença de profissionais multidisciplinares. Atendendo a BNCC, o projeto socioemocional, também, está sendo ministrado com ações realizadas durante o processo em EAD. Nesta disciplina, que se efetiva em práticas emocionais, aborda-se diversos assuntos com temas relevantes, com um objetivo de conseguir uma prática ativa e consciente.

As famílias são informadas sobre ausência dos alunos nas aulas ou quando não entregam atividades propostas pelos docentes, assim como os prazos determinados. As ações, nesta época, seguem a filosofia salesiana, que tem como meta contribuir para que os alunos sejam protagonistas e agentes de transformações da sociedade, atentando sempre para a realidade de cada família, assim como ter uma visão diferenciada de educar pelo amor, pela inclusão e reciprocidade.

Enfim, a experiência que foi feita em caráter de urgência, está sendo eficiente,  pedagógica e atrativa.  Os estudantes são acompanhados pelos familiares de dentro do espaço residencial. Mudou a sala de aula. Os educandos recebem as orientações e atividades através das redes sociais. Há comunicação entre si, com os professores, com familiares e com as bibliotecas digitais. Esta simbiose, portanto, aproximou tecnologia educacional, família, estudante e educadores de uma forma cooperativa e colaborativa em um único sentido: a educação.

Por Sonia Maria Alves