HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro de todas as notícias da escola

Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Mundial
ESTUDANTES DO CNSA PARTICIPAM DE FÓRUM NACIONAL PELA EDUCAÇÃO

“Em meio às dificuldades enfrentadas diariamente, ainda é possível encontrar indivíduos empenhados em construir um mundo melhor e preservar a Casa Comum”.

A frase que introduz esta matéria é da jovem Gabriela Guedes, estudante da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Ela representou o Colégio no Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Mundial ocorrido nos dias 17 e 18 de junho de 2021. O evento reuniu cerca de 600 estudantes de diversas escolas da Rede Salesiana do Brasil.

Convidamos Gabriela e outros estudantes, que participaram do fórum, a compartilhar conosco suas impressões e aprendizados depois desta experiência tão significativa.

CNSA: Gabriela conta para nós o que foi o Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global?

Gabriela: O Fórum foi um evento virtual da Rede Salesiana Brasil (RSB) para promover o Pacto Educativo Global, idealizado pelo Papa Francisco, com o objetivo de construir uma aliança entre o estudo e a vida, entre gerações, entre professores, alunos, família e sociedade civil. Nele foram apresentados inúmeros projetos visando o desenvolvimento da educação e a defesa do meio ambiente.

CNSA: Que interessante! De fato, a RSB não poderia ficar de fora de um movimento tão importante como esse! E como ele foi organizado?

Gabriela: No primeiro momento, além de termos assistido a um vídeo feito por alunos salesianos de diversas partes do Brasil falando, em suas concepções, de como seria a escola do futuro, houve também a exposição de cinco boas práticas inovadoras para revolucionarmos os métodos educacionais nas escolas de todo o território nacional.

Já no segundo momento, houve a formação de fóruns para a socialização de propostas que contribuam para esse objetivo. Fomos divididos em 9 salas, onde 3 eram para cada segmento (Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio). Fiquei no grupo 2 do Ensino Médio e me impressionei com tantos estudantes com uma bagagem de conhecimento tão rica, com tantas coisas a agregar, além da força de vontade para fazer a mudança. Foram colocados em pauta inúmeros assuntos e propostas, como educação financeira, política, sexual, ambiental, incentivo as artes e ciências sociais. E tudo isso sendo baseado no Sistema Preventivo de Dom Bosco.

CNSA: E você, teve oportunidade de contribuir com suas ideias no grupo?

Gabriela: Sim! Tive a oportunidade de destacar nossa região amazônica, que é historicamente esquecida pelas políticas públicas, sugerindo meios para que todos, principalmente os ribeirinhos da nossa região, tenham uma maior acessibilidade à educação de qualidade a partir da consolidação das aulas EaD de forma permanente (afinal, para colocar todos esses outros planos acima em prática, é necessário primeiro fazer com que todos consigam estudar). Essa ação seria posta em prática pelo Estado, que através do barateamento de internet e concessão de incentivos fiscais às empresas que fornecem banda larga, faria com que estes estudantes, estando em locais distantes, tenham acesso à internet para acompanhar as aulas. Além disso, poderia ser feita a distribuição de equipamentos necessários ao aprendizado dos mesmos (notebooks, tablets e etc).

CNSA: Que contribuição interessante! E para finalizar: que balanço você faz da tua participação neste evento?

Gabriela: Posso afirmar que esses dois dias de Fórum foram momentos de muito aprendizado, e com certeza ficará marcado em minhas lembranças, e com as bênçãos de Nossa Senhora Auxiliadora, esses e demais outros planos se tornarão realidade em um futuro próximo.

Confira outros depoimentos de estudantes do CNSA que participaram do Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global no vídeo.