HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro de todas as notícias da escola

Votação online
ESCOLHA DE LÍDERES INOVA E PROMOVE PROTAGONISMO JUVENIL NO CNSA

É possível promover e organizar a escolha de líderes de turmas a distância?  Entre os dias 10 a 18 de junho de 2021 o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora mostrou que sim.

“Começamos oferecendo um momento formativo porque sabemos como é importante ter clareza sobre o papel de um líder. Por isso favorecemos aos estudantes o contato com o testemunho de uma liderança jovem, com linguagem e experiências acessíveis a idade deles”, explica a professora Maria Luisa Lira, orientadora educacional das turmas do 6ª ao 9º ano do Ensino Fundamental II.

A formação 100% online aconteceu na manhã do dia 10.06, com a presença do coordenador Nacional da Pastoral da Juventude, o jovem professor Felipe Fialho. Em sua palestra Fialho distinguiu a liderança a partir de dois aspectos: o “viver bem” e o “bem viver”.  Segundo ele, “o verdadeiro líder supera a visão do ‘viver bem’ – movida por uma percepção individualista - e migra para o ‘bem viver’, ou seja, rompe as barreiras do egoísmo, sai de si mesmo e vai ao encontro dos interesses da coletividade”. Deste modo “é possível preparar outros líderes, despertar sonhos e abrir possibilidades para a descoberta de novos talentos. Em síntese, a liderança que opta pelo ‘bem viver’ se colocar a serviço, tal como o maior líder que já existiu, Jesus Cristo”.

UM TRÍDUO E A VOTAÇÃO

No dia 16.06, depois de ouvirem a ressonância dos estudantes sobre a formação com o professor Felipe, a equipe de Orientação educacional e a coordenação da Pastoral escolar apresentaram o perfil das três lideranças, uma para cada dimensão - Pastoral, Aprendizagem e Conivência. Depois, os estudantes indicaram dois candidatos para cada dimensão de modo que, por turma, seis alunos concorram a três postos de liderança.

Na manhã do dia 17.06, das 08h às 10h30 aconteceu a votação através do aplicativo de gerenciamento de pesquisas online Google Forms envolvendo as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II a 3ª série do Ensino Médio.

Por volta das 9h45 do dia seguinte (18.06), o resultado tão esperado foi divulgado nos e-mails institucionais dos estudantes, dos responsáveis e dos colaboradores da escola, além dos grupos oficiais de WhatsApp gerenciados pelo colégio.

A POSSE

Devido ao período de recesso escolar (19.06 a 04.07) a posse dos novos líderes de turma ocorrerá no próximo dia 05 de julho 2021. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da escola no Youtube neste link.

IMAGENS