HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro de todas as notícias da escola

EXABIO 2021
EXABIO 2021 ABORDA A SAÚDE E SUAS INTERFACES

Na busca de soluções concretas para minimizar a atual situação mundial, estudantes e professores se mobilizam para realizar a quarta edição da Mostra de Ciências exatas e biológicas e suas interfaces do CNSA.

A EXABIO é um projeto anual do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora inicialmente voltado ao desenvolvimento de ideias nas áreas de Ciências Exatas e Biológicas, mas, desde 2019 também inclui as áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos.

De forma interdisciplinar e multidisciplinar busca construir novos conhecimentos e contribuir com a formação de estudantes protagonistas, envolvidos com a transformação social.

A edição deste ano será 100% online e abordará a SAÚDE, a preocupação com o bem-estar humano e o equilíbrio do planeta - temas em voga no contexto pandêmico e que mobilizam todas as áreas do conhecimento.

Em entrevista, o Profº Dr. Fernando Teófilo nos conta mais detalhes desta versão história da EXABIO 2021.

CNSA: Tradicionalmente a EXABIO acontece em modo presencial, inclusive com visitação pública. Mas, neste contexto pandêmico, que adaptações o projeto precisou sofrer?

Fernando: Neste ano, a EXABIO será apresentada na modalidade online, considerando que nem todos os alunos estão aptos a participar da culminância do projeto no formato presencial. O processo de desenvolvimento do projeto foi acompanhado pelos professores de maneira remota e os resultados preliminares serão divulgados ao público em geral por meio das redes sociais do CNSA.

CNSA: Porque o tema deste ano foca na saúde e no bem-estar? Quais eixos serão abordados?

Fernando: A concepção da ideia surgiu diante do cenário atual em que vivemos decorrentes dos impactos causados pela Covid-19. Reconhecendo os danos causados nas mais diversas esferas da saúde humana e do planeta e, a influência nas perspectivas para o futuro, elaboramos a seguinte questão norteadora: De que forma podemos minimizar os impactos da pandemia pelo novo coronavírus na saúde humana?

Para abranger o tema saúde em toda a sua plenitude, dividimos a temática em subtemas de acordo com as turmas dos seguimentos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

O Ensino Fundamental II trabalhará com os seguintes subtemas: saúde familiar, saúde social, saúde financeira e saúde espiritual. Já o Ensino Médio trabalhará aprofundou os subtemas: saúde intelectual, saúde física, saúde emocional e saúde profissional.

CNSA: Como foram as etapas de planejamento e produção da EXABIO 2021?

Fernando: O planejamento deu início com a escolha da abordagem da Saúde no contexto pandêmico pelos professores e Coordenação pedagógica, no início do segundo trimestre. Diante disso, alguns pontos significativos foram discutidos, como a inclusão da participação direta de todas as áreas do conhecimento, a ênfase nas características do aluno crítico e protagonista e no papel do professor como mediador; bem como os conteúdos possíveis de serem trabalhados diante esta abordagem e as possíveis ferramentas a serem utilizadas.

Para desenvolver o projeto seguimos as seguintes etapas: apresentação do tema e da questão norteadora aos alunos do Ensino fundamental II e Ensino Médio; roda de conversa a partir de conhecimentos prévios e propostas para abordagem do tema e elaboração do produto; organização dos grupos para cada subtema; pesquisa; roda de conversa sobre as ideias para confecção do produto - a partir da pesquisa prévia; desenvolvimento do produto – com mediação dos orientadores); resultados obtidos e autoavaliação.

CNSA: Então os estudantes deverão apresentar um produto final?

Fernando: Sim. A partir da questão norteadora, espera-se que cada turma apresente uma resposta prática ao subtema de saúde trabalhado. Assim, um produto deverá ser elaborado pelos estudantes como alternativa à solução do problema explorado pelos mesmos.

Concretamente, dois alunos por grupo apresentarão o resultado final do trabalho que acontecerá em modo online. Um apresenta o desenvolvimento do trabalho e o outro, o resultado (ou produto) elaborado pela equipe.

CNSA: Que interessante! E quais são as expectativas dos professores com este projeto?

Fernando: Toda a comunidade educativa tem grandes perspectivas para edição da EXABIO esse ano. Esperamos que nossos educandos consigam refletir sobre a importância da saúde em suas diferentes interfaces. Esperamos ainda que todo o trabalho de orientação, pesquisa e mergulho nessa temática traga boas inspirações para a elaboração de ideias, por meio de experimentos, montagens, simulações, protótipos e outros.

Confira a programação da EXABIO 2021:

04 de agosto
Palestra de abertura às 7h30 da manhã com transmisão ao vivo para os estudantes (Assistir)

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES DAS TURMAS

Horários: 7h30 da manhã e 10h30 da manhã
Local: Sala virtual no Google Meet

06 de agosto
6º ano do Ens. Fundamental II
Saúde Familiar

09 de agosto
7º ano do Ens. Fundamental II
Saúde Espiritual / Saúde Emocional

9º ano do Ens. Fundamental II
Saúde Financeira

10 de agosto
8º ano do Ens. Fundamental II
Saúde Social

11 de agosto
1ª série do Ens. Médio
Saúde Intelectual

12 de agosto
2ª série do Ens. Médio
Saúde Física / Saúde Emocional

16 de agosto
3ª série do Ens. Médio
Saúde Profissional

Obs.: Após as apresentações todas as turmas envolvidas retornarão às salas de aula conforme horário escolar.