HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro de todas as notícias da escola

Um monumento vivo de amor e gratidão a Maria Auxiliadora
149 ANOS DE CRIAÇÃO DAS FILHAS DE MARIA AUXILIADORA

As Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) são uma família religiosa nascida do coração de São João Bosco e da fidelidade criativa de Santa Maria Domingas Mazzarello. Dom Bosco escolheu esse nome porque idealizou as FMA como um monumento vivo de gratidão a Maria.

Em Turim, a escolha de Dom Bosco de fundar uma instituição em favor das jovens resultou da solicitação de várias pessoas; da constatação do estado de abandono e pobreza em que muitas jovens se encontravam; do contato com vários Institutos femininos; da profundidade da sua devoção mariana; da confirmação do Papa Pio IX que o encorajou nessa direção; além de repetidos “sonhos” e fatos extraordinários contados pelo próprio Dom Bosco.

Nesse contexto, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora foi fundado no dia 5 de agosto de 1872, em Mornese, na Itália. Dom Bosco ansiava pela criação de um instituto feminino que pudesse realizar o trabalho educativo e evangelizador que já era promovido para meninos e, ao conhecer Maria Domingas Mazzarello e o trabalho que ela realizava, enxergou a possibilidade de tornar seu sonho realidade. Assim, Madre Mazzarello foi a cofundadora e primeira diretora do Instituto, sendo hoje a Madre Yvonne Reungoat sua 9ª sucessora a frente das FMA.

Atualmente, o Instituto das FMA conta a com mais de 13.500 irmãs distribuídas em 1.436 comunidades, em 94 nações, nos cinco continentes. Elas atuam em escolas, centros de formação profissional, casas-lares, obras para meninas de rua, associações para o tempo livre, voluntariado, catequese, obras de primeira evangelização, trabalho com indígenas, obras de promoção da mulher, atividades de microcrédito e microeconomia, entre outras.

No Brasil, as Filhas de Maria Auxiliadora fundaram sua primeira casa, o Colégio Nossa Senhora do Carmo, em 1892, na cidade de Guaratinguetá (SP). Atualmente, existem quatro inspetorias FMA compostas por paróquias, oratórios, obras sociais e escolas.

Fonte: RSB-PASTORAL