HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro de todas as notícias da escola

As lives passaram a ser mais um recurso em tempos de pandemia
CNSA APOSTA EM INOVAÇÃO PARA MANTER TRADIÇÃO DE NOVE DÉCADAS

Nove décadas nos separam desde aquele longínquo 19 de março de 1930 quando as Filhas de Maria Auxiliadora – Irmãs Salesianas de Dom Bosco – iniciaram as atividades no colégio que viria a ser um dos mais tradicionais de Manaus, responsável pela formação de inteiras gerações que atuaram e atuam dentro e fora da sociedade manauara.

Mas, engana-se quem imagina que o maior valor do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora está na soma dos seus 91 anos de história. Prova disso são as estratégias inovadoras que a escola vem encontrando para garantir o acesso de seus estudantes a um ensino híbrido de qualidade; dar suporte e apoio pedagógico às famílias e adaptar o seu projeto educativo-pastoral ao novo cotidiano escolar.

Estudo sem fronteiras

Conjugando planejamento e flexibilidade, seguindo os protocolos de segurança e prevenção, o colégio mantem aulas diárias, no tempo normal, com suporte tecnológico do Google for Education e outras plataformas educacionais, em uso mesmo antes da pandemia, como: Portal Educacional, livros digitais, atividades interativas, avaliações on-line, aprendizagem adaptativa, plataforma de leitura Árvore do Livro e Simulado Enem Evolucional.

Na sala de aula, seja ela remota ou presencial, os professores procuram ser próximos dos estudantes oferecendo suporte e orientações também através das mídias sociais; fazendo uso dos livros didáticos digitais da Editora Edebe Brasil que os estimulam a pesquisar, investigar, analisar, explorar e experimentar diferentes itinerários formativos de modo interativo e contextualizado.

Tais conteúdos dialogam com a atualidade para inspirar projetos trimestrais que os levam a desenvolver competências e habilidades, ou seja, adquirir saberes para aplicá-los na prática.

A escola em tempo real

Desde que a pandemia começou as escolas foram obrigadas a deixar a própria zona de conforto para aprender a utilizar os recursos da nova modalidade, visto que elas se tornaram uma ferramenta indispensável para diminuir a distância entre a família e a escola.

No Colégio Auxiliadora, as lives são utilizadas para transmitir programações como: acolhidas especiais (mensagens temáticas oferecidas no início da rotina escolar), celebrações de cunho religioso e cultural, campanhas solidárias, culminância de projetos e eventos como: o Colóquio Literário, a Exposição Científica (EXABIO) e a recente Festa Junina.

Segundo Luciana Catão, atual diretora pedagógica do colégio, “as plataformas digitais abriram um leque de possibilidades que dão asas a projetos grandiosos além de engajar toda a comunidade educativa em cursos de formação, congressos e mobilizações locais, nacionais e internacionais. Inclusive, recentemente, alguns de nossos educandos participaram de um Web Fórum Nacional pelo Pacto Educativo Global com outros 600 estudantes das Escolas Salesianas do Brasil. Algo inimaginável, mas que esse novo contexto mostrou ser possível”.

Uma formação integral e integradora

Apoiado nos pilares do Sistema Preventivo de Dom Bosco, do desenvolvimento sustentável e das normas da BNCC o colégio assumi a missão educativa com foco no educando para, progressivamente, torná-los protagonistas da própria aprendizagem, capazes de construir um projeto de vida aberto a dimensão transcendente, ao humanismo solidário, a cidadania ativa e global e ao compromisso com a ecologia integral.

Para tanto, nas palavras da Irmã Nádia Caetano, membro da comunidade religiosa do colégio, “mais que uma escola queremos ser ‘casa que acolhe’ para tornar o espaço educativo um lugar no qual os educandos descubram o sentido de suas vidas e construam a própria identidade com liberdade e responsabilidade”.